Oxóssi, em Iorubá Ọ̀ṣọ́ọ̀sì, Orixá da caça, das florestas, dos animais, da fartura, do sustento.
Sua história origina-se na religião tradicional Yorubá, bem como os demais Orixás. É o caçador de Àṣẹ (Axé), aquele que caça e busca as energias positivas e todas as coisas boas para um Ilé (Casa), para um Kanzo (Terreiro).
Sua saudação é “Oke Aro!” ou também “Oke! Oke!”
Aro era a mais importante família real do território Ketu, da qual Oxóssi era patrono.
Ainda, Oxóssi é tido como filho de uma entidade chamada Apáòká, metamorfoseada nesta que é uma espécie de jaqueira.
Mesmo que durante a diáspora africana muitos sacerdotes não tenham sobrevivido aos rigores do tráfico negreiro e do cativeiro, ainda assim o culto à Oxóssi foi preservado no Brasil e em Cuba.
No Brasil, tornou-se num dos Orixás mais populares, tanto no Candomblé, onde se tornou o rei da Nação Queto, quanto na Umbanda, onde é patrono da Linha dos Caboclos, uma das mais ativas da religião.
Seu habitat é a floresta, sendo simbolizado pela cor verde na Umbanda e, no Candomblé o azul claro ou também prateado. Sendo assim, roupas, guias e contas costumam ser confeccionadas nessas cores, incluindo, entre as guias e contas, no caso de Oxóssi e, também, seus caboclos, elementos que recordem a floresta, tais como penas e sementes.
Seus instrumentos de culto são o Ofá (arco e flecha), lanças, facas e demais objetos de caça. No Brasil é mantido o conteúdo de seu mito como “o caçador de uma flecha só”. Come tudo quanto é caça e o dia a ele consagrado é quinta-feira.
Duas qualidades comuns de Oxossi no Brasil são Oxossi Ibuálámo (Ibulama) e Oxóssi Otin.
Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para as mais diversas facetas da vida, é justamente pelas características de expansão e fartura desse Orixá que os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a “busca pelo pão de cada dia” no trabalho assalariado hoje se paraleliza com o antigo papel do caçador na alimentação tribal.
Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças; e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material. É o senhor da inteligência, do conhecimento, da sabedoria e da curiosidade. Dizem os mais antigos que Oxóssi é o único Orixá que conhece o segredo do mundo fora os Orixás Funfun e Onilé, pois quebrou todos os tabus do mundo. Por isso, nada passa desapercebido por Oxóssi.